Reitora prevê o oferecimento de novos cursos nos câmpus do interior

Postado por:

A Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, participou na semana passada de reunião no Ministério da Educação para pactuar novos cursos a serem oferecidos nos câmpus do interior. De acordo com a professora Célia, todos os cursos foram pactuados e aprovados pelo Ministério, porém para a implementação precisam ser aprovados pelo Conselho Universitário (COUN). Podem ser contemplados com essa proposta os câmpus de Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Em Naviraí, a proposta contempla a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica ou de Produção e Arquitetura, com 50 vagas cada curso. Para tanto, devem ser contratados 39 docentes, 19 técnicos de nível superior e 28 de nível médio.

A notícia foi divulgada nessa terça-feira (15) no site da UFMS. Ainda de acordo com a informação do site, os novos cursos de ensino superior devem ajudar no processo de diversificação da economia do Estado, principalmente na industrialização e atender jovens que não podem ir para outras cidades ou estados em busca de uma melhor qualificação.

Com o intuito de verificar as necessidades da região, foi realizado um estudo, no início de 2012 (a pedido da Pró-Reitoria de Graduação da UFMS), a fim de verificar quais cursos atenderiam as demandas mercadológicas e individuais do público alvo, ou seja, dos moradores de Naviraí e de cidades vizinhas. Na época, constatou-se que a área das Engenharias estaria entre as mais apontadas para atender essa população.