Saúde bucal é importante no período de quarentena

Uma das ações de enfrentamento ao coronavírus realizada pela UFMS foi a publicação de um edital para contemplar ideias e projetos que auxiliem a sociedade nas diversas áreas do conhecimento a lidar com a pandemia da Covid-19. Entre as novas propostas selecionadas recentemente, está o projeto A importância da adesão e reforços nos hábitos de higienização dentária no período de quarentena pela Covid-19.

Coordenada pelo professor da Faculdade de Odontologia (Faodo) Rafael Ferreira, a ação visa informar a população sobre a importância de cuidar da saúde bucal durante o período de isolamento social, quando mudanças comportamentais na rotina diária afetam os hábitos alimentares e de higienização. “Atualmente, as pessoas estão ficando mais em casa, mudam a rotina, têm acesso a outras formas de alimentação e, consequentemente, os hábitos de higienização também são afetados. O projeto tem como objetivo reforçar que a saúde começa pela boca”, comenta Rafael.

A ação será desenvolvida por meio de material audiovisual socioeducativo, com informações sobre prevenção e controle das doenças bucais, riscos de uma alimentação cariogênica e orientação sobre as técnicas de higienização dentária em casa. A previsão é de que o material seja disponibilizado semanalmente durante o período de maior isolamento social. “Esse material será produzido e disponibilizado na Internet, no formato de cartilha. Também vamos fazer um vídeo para ilustrar a forma de higienização”, explica o coordenador.

A equipe é formada pelos professores Ellen Gaetti Jardim, Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg, Jefferson José de Carvalho Marion, Lívia Probst e Yuri Nejaim, da Faodo, Rafaella Lopes Pereira Peres, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e Maruska Dias Soares, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.

Submissão de propostas

A submissão de ideias e projetos para o edital UFMS Contra o Coronavírus pode ser feita pelo Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) até 30 de junho.

Podem participar servidores, estudantes e colaboradores cadastrados nos programas de pós-graduação da Universidade que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes. O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, a coordenação, a unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, a situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos da ideia e do projeto.

Será preciso informar também a metodologia e o cronograma de realização da ação, as necessidades financeiras e de materiais para a execução, os resultados esperados e a infraestrutura a ser utilizada. Os projetos poderão ser apresentados a parceiros estratégicos e institucionais para a captação de recursos, viabilização e execução, respeitando a autoria e o sigilo de cada um.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Texto: Daniel Catuver