Universidade investe 500 mil reais em projetos de divulgação científica

Até dia 10 de julho, pesquisadores dos programas de pós-graduação (PPGs) podem se inscrever no edital de seleção de materiais inovadores de divulgação técnico-científica de temas de impacto social relacionados aos projetos desenvolvidos na Universidade.

“Os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 para a comunidade acadêmica foram muitos. Tomamos muitas decisões acertadas e mantivemos a Universidade funcionando da melhor forma possível. Entre as ações que vêm sendo realizadas no âmbito da pós-graduação está esse novo edital que vai possibilitar investimentos de até R$ 500 mil em ações de elaboração e produção de materiais inovadores para divulgação científica dos nossos cursos de mestrado e doutorado”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nalvo Franco Junior.

Segundo o pró-reitor, esse investimento irá atender a uma nova demanda da Capes que vai considerar como ponto importante na avaliação dos programas para o próximo quadriênio, que leva em conta a divulgação das ações que impactam de forma positiva a sociedade. O edital é resultado de uma parceria entre a PROPP e a Agência de Comunicação Social e Científica. “É uma iniciativa inédita na Universidade para fortalecer os programas e ao mesmo tempo produzir materiais que possam ser utilizados tanto pela comunidade universitária quanto externa”, ressalta a diretora da Agecom Rose Mara Pinheiro.

Por meio deste edital devem ser produzidos Cadernos de Orientação e Práticas de Impacto Social para a Sociedade. As submissões devem ser feitas pelo Sigproj. Cada pesquisador pode solicitar até R$ 6 mil para utilização no projeto, além de bolsa de apoio técnico, caso o estudante de pós-graduação participante não seja bolsista.

Mais informações sobre o processo de submissão podem ser obtidas no edital abaixo ou pelo e-mail cpg.propp@ufms.br

Texto: Vanessa Amin

Edital PROPP – Apoio