Professora do CPNV é contemplada com Bolsa Produtividade Fudect/CNPq

Postado por: GABRIEL SILVA DE AZEVEDO

Esta é a primeira vez, em quinze anos, que uma docente do Câmpus de Naviraí é contemplada com uma bolsa produtividade do CNPq.

A professora do curso de Pedagogia do CPNV e também professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal (PPGE/CPAN) e da Faculdade de Educação (PPGEDU/FAED), Josiane Peres Gonçalves,  já havia sido aprovada na Chamada CNPq 09/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior, mas não pode ser contemplada com a bolsa por falta de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No dia 19 de junho de 2024, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, (Fundect) vinculada Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), em chamada especial, convida os pesquisadores doutores que tiveram suas propostas aprovadas na chamada CNPq 09/2023 para apresentarem propostas de pesquisas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação no estado de MS para obtenção de apoio financeiro.

Das setenta propostas aprovadas em todo o estado do Mato Grosso do Sul, quarenta e três foram da UFMS e, entre essas, uma do CPNV.

A pesquisa “Relações de Gênero e atuação de Docentes do Gênero Masculino com Crianças em Escolas Públicas do Paraguai e do Brasil”, submetida pela professora Josiane Peres Gonçalves, foi contemplada pela Bolsa Produtividade Fudect/CNPq. A pesquisa tem como objetivo averiguar e analisar as relações de gênero predominantes na educação escolar paraguaia e brasileira, com ênfase para o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças em ambos os países. A previsão é que a pesquisa tenha início em agosto de 2024 e se estenda até  julho de 2027.

O CPNV parabeniza a professora Josiane Peres Gonçalves pelo resultado alcançado.