Professores da UFMS podem atuar em cursos de graduação a distância

Até 7 de janeiro de 2021 estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores formadores para atuação nos cursos de graduação a distância oferecidos pela UFMS em parceria com Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 16 vagas distribuídas em disciplinas dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física e Letras (Português e Espanhol).

“O professor formador é o ator responsável pela condução da disciplina durante a oferta no semestre. Ele é quem faz a curadoria dos materiais que serão disponibilizados no ambiente virtual, realiza a formação específica para os tutores poderem conduzir os fóruns dentro do ambiente, além de produzir, implementar e acompanhar todo o processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes”, ressalta o secretário especial de Educação a Distância Hércules Sandim.

Para participar é necessário atender a alguns pré-requisitos como: residir em Mato Grosso do Sul e ser professor efetivo da UFMS, ter experiência mínima de um ano no magistério do ensino superior e ter ministrado ao menos uma disciplina ou módulo a distância em cursos de graduação ou especialização, estar disponível para viagens aos polos de apoio presenciais aos finais de semana e ter experiência docente comprovada na área de conhecimento da disciplina. “Neste edital, como se trata de cursos na modalidade a distância, o professor já precisará ter experiência prévia na modalidade EaD. Contudo, esta experiência também poderá agregar valores referentes à formação continuada que é promovida periodicamente pela SEAD e subsidiar conhecimentos avançados em relação a oferta de carga horária EaD até mesmo em cursos presenciais, o que atualmente em tempos de pandemia, é uma alternativa de grande valia”, destaca Sandim.

As inscrições podem ser feitas pelo Sigproj. Os professores selecionados atuarão em caráter temporário e receberão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os valores são R$ 1,3 mil para professor formador I e R$ 1,1 mil para professor formador II.

É necessário anexar os seguintes documentos no ato de inscrição: formulário preenchido, copias do documento de identidade ou CNH, do CPF, do comprovante de residência em MS emitido nos últimos 90 dias, do diploma de curso superior e do mestrado e/ou doutorado, currículo lattes atualizado, comprovante de experiência no magistério do ensino superior, entre outros documentos que servirão para seleção e classificação.

Para mais informações, consulte o edital abaixo. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail selecao.sead@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin

Edital_Sead_Professores_UAB