Programas para formação docente ofertam 720 bolsas a estudantes de licenciatura

As inscrições para os programas de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP) da UFMS podem ser feitas até hoje, 26. As iniciativas são voltadas a estudantes de cursos de Licenciatura da Universidade e somam 720 bolsas e 180 oportunidades para voluntariado.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) conta com 360 vagas para bolsistas e 90 para voluntários. Entre os objetivos está favorecer a formação inicial docente por meio de experiências efetivas contínuas no cotidiano das escolas. Para participar o estudante deve estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de Licenciatura ao qual o subprojeto se refere, não tendo cumprido mais de 60% da carga horária total do curso. As inscrições podem ser feitas neste link.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou junto aos coordenadores de curso, professores coordenadores de área ou junto à coordenação institucional do Pibid no e-mail pibid.prograd@ufms.br

Programa de Residência Pedagógica (RP) promove a imersão do acadêmico no cotidiano da escola de educação básica e é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Ao todo são também 360 vagas para bolsistas e 90 para voluntários. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado a partir da segunda metade do curso de Licenciatura ao qual o subprojeto se refere, ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar cursando a partir do quinto período e atender ao regulamento de estágio de seu curso. As inscrições podem ser feitas neste link.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou junto aos coordenadores de curso, professores orientadores e coordenação institucional, no e-mail rp.prograd@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti / Vanessa Amin