Projeto de Administração realiza último ciclo de estudos de forma virtual

Na semana passada, foi realizado o último encontro do 1° Ciclo de Estudos do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI) do curso de Administração do Campus de Naviraí. A atividade foi desenvolvida pelo projeto de extensão Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Seguindo as recomendações do Comitê Operativo de Emergência da UFMS para evitar aglomerações, o encontro ocorreu de forma virtual, pela plataforma Google Meet. Participaram do encontro acadêmicos, profissionais e empresários de Naviraí, tendo como objetivo discutir justamente os desafios da gestão em contexto de crise.

Tal como nos demais encontros do ciclo, os participantes receberam dois textos para leitura prévia e no encontro puderam discuti-los apresentando problemas e desafios que têm vivenciado em suas empresas, compartilhando as experiências e estratégias que têm adotado para minimizar os impactos gerados a partir da pandemia da Covid-19.

Na visão da professora Sibelly Resch, coordenadora do projeto, o ciclo de estudos contabilizou aproximadamente 113 participações e gerou diversas oportunidades que vão além do aprendizado gerado para todos os atores. A participação da comunidade externa possibilitou a realização de outras atividades no curso, como por exemplo, a participação de uma das empresas numa atividade de ensino do curso e o desenvolvimento de um diagnóstico empresarial.

O projeto de extensão desenvolveu diferentes atividades, incluindo oficinas para diferentes públicos: estudantes do EJA e Ensino Médio, trabalhadores do município em parceria com a Casa do Trabalho e jovens que são público-alvo do Programa Acessuas Trabalho, desenvolvido pela Gerência de Assistência Social de Naviraí, o que totalizou 285 participantes nas diferentes atividades.

Além da programação voltada para a comunidade externa, o projeto também desenvolveu atividades para a comunidade interna, incluindo atividades para os acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais e de Administração.  Uma das atividades foi desenvolvida durante o 3º Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN). As oficinas para os acadêmicos são voltadas para o desenvolvimento de competências e gestão de carreira.

A avaliação do público foi muito positiva, de acordo com as respostas do questionário anônimo desenvolvido por Sibelly para avaliação do projeto. Na visão de um dos participantes da comunidade externa “manter a empresa em contato com o meio acadêmico nos auxilia grandemente a unir teoria com a prática, além das trocas de experiência com outros empresários que, mesmo tendo modelos de negócios diferentes, nos proporciona novas formas de pensar de maneira estratégica para repensar ações”.

Para um dos professores que participaram do ciclo, “os relatos dos empreendedores, as contribuições dos colegas professores e as dúvidas dos alunos formam um conjunto imprescindível na criação de novos conhecimentos úteis para todos os envolvidos”.

Acadêmicos também avaliaram os resultados de forma positiva: “Escutar as experiências reais dos gestores e empresários é muito essencial e algo que vai além da realidade que aprendemos na teoria do curso”.

No total o projeto de extensão, que finaliza em maio, contou com aproximadamente 700 participações durante o ano. Considerando a avaliação positiva e os desdobramentos do projeto, a intenção da coordenação é dar continuidade às atividades por meio de um novo projeto de extensão com o mesmo tema.

Confira na galeria abaixo algumas fotos das ações e encontros realizados o longo de todo o projeto.

Texto: Professora Sibelly Resch, Campus de Naviraí, com revisão de Letícia Bueno, AGECOM.

Imagens: Acervo fotográfico do Projeto de Extensão Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.