Psicologia Histórico-Cultural e Atendimento Educacional Especializado

Psicologia Histórico-Cultural e Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual: possibilidades teórico-metodológicas para a práxis pedagógica.

Coordenador: prof. Giovani Ferreira Bezerra.

RESUMO: A inclusão de alunos com Deficiência Intelectual na escola regular é uma prática recente. Por isso, suscita dúvidas e questionamentos pelos professores, que acabam trabalhando com esses alunos sem nenhum respaldo teórico e metodológico. Pensando nisso, elaboramos este projeto de extensão, para oportunizar aos professores em exercício da rede Estadual e Municipal de Naviraí – MS e aos acadêmicos do curso de Pedagogia/UFMS, campus de Naviraí, o conhecimento de um referencial epistemológico que se caracteriza pela unidade dialética entre teoria e prática, enfocando a Deficiência Intelectual de um ângulo positivo: a Teoria Histórico-Cultural. Essa Teoria, elaborada por Vigotski e colaboradores, como Luria e Leontiev, coloca-se, assim, como eixo central dos trabalhos que pretendemos desenvolver para subsidiar a formação daqueles professores e acadêmicos. Para a execução da proposta, planejamos 2 encontros mensais de 2 horas, a serem realizados na UFMS, campus de Naviraí, com o referido público-alvo, no período de junho a dezembro de 2013. Nos encontros, a temática será debatida em profundidade, culminando com a elaboração de uma síntese coletiva, que explicite as principais possibilidades didático-pedagógicas de trabalho escolar com os alunos com Deficiência Intelectual, apontadas e/ou sugeridas durante o desenvolvimento do projeto.