Representações sociais de famílias, gestores e docentes

Representações sociais de famílias, gestores e docentes do gênero masculino do Estado de Mato Grosso do Sul sobre a atuação de homens professores com crianças.

Coordenadora: Josiane Peres Gonçalves

RESUMO: O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, envolvendo famílias, gestores e homens professores de instituições públicas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do Estado de Mato Grosso do Sul que tenham docentes do gênero masculino atuando com estes níveis de ensino. Tem como objetivos: a) Desenvolver estudos teóricos para melhor compreender os conceitos de representações sociais, educação e gênero, bem como estudos relativos a atuação de homens professores com crianças; b) Verificar quais municípios do Estado do Mato Grosso do Sul possuem professores do gênero masculino atuando como docentes em turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; c) Identificar as representações sociais de alguns desses docentes acerca do trabalho educativo desenvolvido por homens com turmas de crianças; d) Analisar sobre as representações sociais que os gestores das escolas possuem sobre a atuação dos homens professores com crianças; e) Investigar sobre a atitude das famílias em relação a presença de homens professores que trabalham com turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, que serão gravadas, transcritas, sistematizadas e finalmente analisadas através da análise de conteúdo.