Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico será realizada em todos os câmpus/CPNV

Postado por: Douglas

Pela primeira vez em todos os câmpus, a Universidade realiza a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico entre os dias 11 e 15 de agosto. A iniciativa, aberta para as comunidades interna e externa, é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e a Faculdade de Computação (Facom), com intuito de promover a reutilização e/ou a destinação correta de diversos equipamentos, além de auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes.

“A expansão da Semana para todos os câmpus da UFMS é um reflexo direto do sucesso consolidado do projeto liderado pela professora Luciana Montera, na Facom, aqui na Cidade Universitária. Essa iniciativa já contava com o apoio da gestão há alguns anos e, com a criação da Procids, percebemos a oportunidade e a necessidade de amplificar esse impacto”, destaca o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves. “O lixo eletrônico possui um imenso potencial poluidor e a demanda por descarte correto é constante em todas as nossas regiões. Ao estender a ação, buscamos não apenas atender a essa demanda em uma escala maior, mas também fortalecer uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a nossa comunidade universitária e nas cidades onde estamos presentes”, reforça.

De acordo com o diretor, o projeto atua como um poderoso catalisador de conscientização para estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e para a população. “Muitos ainda desconhecem os riscos ambientais e de saúde associados ao descarte inadequado do lixo eletrônico, que contém substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio. A Semana de Arrecadação oferece uma oportunidade para educar e engajar a comunidade sobre a necessidade e os métodos do descarte correto”, explica.

“Ao recolhermos esses resíduos, evitamos que componentes prejudiciais contaminem o solo e a água, protegendo ecossistemas e a saúde pública. Além disso, o lixo eletrônico é rico em metais e outros materiais que podem ser reciclados e reutilizados, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais e diminuindo o impacto da produção industrial. É um ciclo virtuoso que exemplifica a economia circular e o compromisso da UFMS com um futuro mais verde”, complementa.

Histórico e sucesso

Segundo a professora da Facom e coordenadora do evento, Luciana Montera, a primeira edição da Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico foi realizada em 2017, a partir de uma demanda espontânea de estudantes matriculados na disciplina Sociedade Ambiente. “Inicialmente, para a gente seria uma ação extremamente local para os alunos da Facom, basicamente para realizar troca e doação de equipamentos eletroeletrônicos, especialmente de informática, mas o evento tomou uma proporção muito grande, acabou atingindo toda a sociedade interna e externa da UFMS e foi um evento bem bacana, muito grande, onde a gente entregou, ao final da semana, um pouco mais de 1,4 mil kg de eletroeletrônicos. Isso mostrou para a gente que a temática é relevante, existe uma demanda, a sociedade precisa fazer o descarte desses equipamentos, porque no geral são equipamentos grandes, que ocupam espaço. A partir dessa edição, eu comecei a planejar as próximas edições”, relembra.

“Acreditamos que o sucesso desta iniciativa depende do envolvimento coletivo de toda a nossa comunidade. Para coordenar as atividades em cada câmpus, as direções locais indicaram um líder, que será o ponto focal da semana de arrecadação. No entanto, nossa expectativa é que a ação mobilize professores, servidores técnico-administrativos e, especialmente, nossos estudantes”, enfatiza Leonardo.

Ele continua dizendo que a intenção ao realizar o evento é criar um verdadeiro movimento, incentivando a participação ativa de todos os membros da comunidade universitária. “Estendemos o convite à sociedade local em cada cidade onde a UFMS está presente. Acreditamos que, ao unir forças, podemos aumentar o impacto da campanha e reforçar o papel da Universidade como agente de mudança social e ambiental”, acrescenta.

“Nossas expectativas para esta edição expandida da Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico são muito boas. Esperamos não apenas um volume expressivo de material coletado, mas também um aumento significativo na conscientização da nossa comunidade sobre a importância do descarte adequado do lixo eletrônico. Mais do que a quantidade de lixo recolhido, o que realmente buscamos é a transformação de mentalidades e a promoção de hábitos mais sustentáveis que se estendam para além da semana do evento. Contamos com a participação de todos”, finaliza Luciana.

Para saber mais sobre a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico e os locais de entrega dos resíduos em todos os câmpus, acesse este link.

Texto: Vanessa Amin
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 25/07/2025
Compartilhe:
Veja também