Série de lives irá abordar rotinas administrativas e metodologias ativas

Hoje, 26, às 15h, será a primeira transmissão do Conectar lives. O projeto, que surgiu de uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas (Progep), tem como objetivo apresentar e capacitar os participantes quanto às rotinas administrativas da Universidade e metodologias ativas.

A série de lives programadas para outubro e novembro será transmitida no canal da Divisão de Formação de Professores da UFMS, sempre às 15h. “O intuito é proporcionar aos professores, técnicos administrativos e estudantes interessados o conhecimento de diferentes práticas e metodologias ativas, principalmente nesse momento de pandemia, no qual tivemos de repensar a questão das práticas. O objetivo é ainda apresentar lives de conteúdo administrativo e pedagógico, para os professores que ingressaram recentemente na Universidade e precisam, por exemplo, alimentar algum sistema ou submeter projetos”, disse a professora Fernanda Malinosky.

Entre os assuntos que serão abordados no Conectar Lives estão: elaboração de projetos de extensão, pesquisa e ensino; a plataforma Orcid; a captação de recursos para projetos Enterprise Europe Network (EEN BRASIL) e afastamento para capacitação docente. As metodologias ativas que serão apresentadas são: Problem Basic Learning (PBL) e Metodologia do Arco de Manguerez; Team Based Learning (TBL) e Mapas conceituais; Tabuleiro com um mapa genérico e Sala de aula invertida; e Método Trezentos – Second Edition.

“Alguns dos ministrantes são professores da UFMS e temos convidados também, como o professor Ricardo Fragelli da UNB, e o professor Marcio Antonio Magalhães Canedo do IBICT. Esperamos que as lives tragam muito conhecimento e que o projeto seja bastante útil para todos”, falou a chefe da Coordenadoria da Escola de Extensão, Caroline Spanhol. A professora informou que não é necessária inscrição prévia no evento e que ao final da transmissão será disponibilizada lista de frequencia, para posterior confecção de certificado. “As transmissões ficarão disponíveis no canal da Divisão e os interessados poderão depois consultar no dia a dia”, lembrou a professora Fernanda.

A programação completa pode ser acessada no canal da Divisão de Formação de Professores.

Texto: Ariane Comineti