Trabalho é o tema da campanha institucional Eu respeito do mês de Maio

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

No mês de maio é comemorado internacionalmente o dia do trabalho. É com este espírito que a campanha institucional “Eu Respeito” traz o tema Trabalho, com o intuito de homenagear o trabalhador e seu ofício, seja preparando-o para novas oportunidades ou enriquecendo seu capital cultural. A Universidade é também a casa de muitos docentes e servidores técnico-administrativos, que com o seu trabalho transformam o ambiente acadêmico em um lugar melhor para todos e todas.

Para celebrar esta data o servidor Sergio Antonio Gracia preparou um texto que traz algumas reflexões sobre os desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus dentro do contexto universitário, além de enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por professores e técnicos para diminuir os impactos causados por essas mudanças na vida de toda a comunidade acadêmica. Confira: 

A UFMS “fechou”, mas não parou!!!

Fechou: Servidores docentes, técnicos-administrativos e alunos estão seguindo as orientações dos órgãos e especialistas em saúde buscando cumprir o isolamento social em suas casas, protegendo-se e colaborando para a proteção de todos a fim de evitar ao máximo a proliferação da pandemia da Covid-19, principalmente em nosso município.

Não parou: A comunidade universitária continua se encontrando virtualmente. Muitos esforços têm sido empregados para que a máquina administrativa continue em pleno funcionamento on-line, assim como as aulas, orientações e reuniões estão acontecendo nos mais variados espaços disponíveis por meio de aplicativos, plataformas e redes sociais.

Nas reuniões virtuais, que muitas vezes chegam a contar com dezenas de participantes, há preocupações de diversas ordens, esperadas em tempos difíceis, mas há também espaço para solidariedade e ajuda mútua. Nunca imaginamos que passaríamos por situação semelhante, me vem a mente um recorte do livro A Caverna (José Saramago, 2000, p.167), “É como se estivéssemos a caminhar na escuridão, o passo seguinte tanto poderá ser para avançar como para cair, já começaremos a saber o que nos espera quando a primeira encomenda estiver à venda, a partir daí poderemos deitar contas ao tempo que nos irão querer, se muito, se pouco, se nada, será como estar a desfolhar um malmequer a ver no que dá (…) o que tínhamos andado a jogar em anos passou a jogar-se em semanas ou em dias, de repente o futuro tornou-se curto”.

Estamos passando por um período difícil, momentos que exigem nosso empenho e dedicação, de forma, talvez, ainda não imaginada por nós, então que estes dias sejam momentos de aprendizado de esperança, para que logo mais possamos olhar para o passado e dizer: “Superamos, vencemos e estamos aqui para continuar! ”

No calendário anual o mês de Maio é especial: mês das noivas, mês das mães e mês dos trabalhadores, onde recordamos as lutas travadas e que continuarão por décadas para que direitos sejam conquistados e garantidos em sua permanência e reconhecimento, algo que está ficando cada vez mais difícil em dias atuais.

Nessa epopeia devemos nós, reconhecer os nossos valores e a nossa importância na construção de um mundo mais digno para nós mesmos e para as gerações futuras, portanto, apesar de tudo UM FELIZ MÊS DO TRABALHADOR PARA TODOS NÓS!!!