Trajetórias formativas de professores iniciantes

Trajetórias formativas de professores iniciantes: o percurso de desenvolvimento profissional e aprendizagem colaborativa da docência em matemática.

 

Coordenador: prof. Klinger Teodoro Ciríaco.

 

RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender as potencialidades, no processo de aprendizagem da docência, de interações curriculares e conhecimentos da trajetória de formação de Pedagogos e Matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como sujeitos professores egressos dos cursos de Pedagogia e Matemática que estejam exercendo atividades pedagógicas em escolas públicas municipais e/ou estaduais. Como eixo teórico norteador, será utilizado um referencial que contemple os modelos de formação, base da docência e o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, enfocando os conhecimentos do professor. Como eixo metodológico, utilizaremos a pesquisa-ação colaborativa com o intuito de auxiliar/orientar os professores, em início de carreira, a partir das interações, com os professores experientes, propiciadas nos encontros do grupo na busca de seu desenvolvimento profissional. Este termo traz uma nova perspectiva para a formação docente pelo fato de conceber o professor como capaz de produzir sua própria aprendizagem e saberes a partir da prática pedagógica, neste sentido o desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo de aprendizagens que acontece ao longo da carreira, envolvendo combinação de etapas formais e não formais que não se limitam à iniciação à docência e à formação continuada, que envolve ainda a formação inicial dos professores, fase que deve ser tratada como primordial do desenvolvimento docente. Da análise dos dados, espera-se que os resultados revelem indícios da potencialidade da troca de experiência, bem como das discussões entre Pedagogos e Matemáticos para o processo de desenvolvimento profissional dos mesmos.

 

Palavras-Chave: Formação de Professores, Início da Docência, Grupo Colaborativo, Ensino de Matemática, Prática Pedagógica.