UFMS cria comissão para discutir implantação de cotas

Postado por:

A comissão, instituída no dia 25 de maio de 2012, é composta pelos servidores Angela Maria Zanon, Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Célia Regina do Carmo, Claudete Cameschi de Souza, Dulce Lopes Barboza Ribas, Lourival dos Santos, Priscila Martins Medeiros e a acadêmica Stefani Lara de Campos Arce Santana, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Integram, ainda, a comissão, como representantes da comunidade externa, Amarildo Valdo da Cruz, Luciana Peruzzo da Silva e Patrick Adam Alves Pinto, titular e suplentes, respectivamente, representando a Fundação Nacional do Índio (Funai). A representante do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine/MS) é Rute Martins Valentim.

A previsão é que a comissão apresente uma minuta do sistema de cotas a ser adotado pela Instituição ainda neste ano. A proposta deve, ainda, ser submetida à análise do Conselho Universitário (COUN). A expectativa da direção da UFMS é que todo o processo seja realizado antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para já ser usado nesta seleção. A comissão terá 90 dias para concluir os trabalhos.

Para a Reitora da UFMS, professora Célia Maria Silva Corrêa Oliveira, a criação de um sistema de cotas na Instituição é uma antiga reivindicação da sociedade. “Nós nos posicionamos a favor. Acredito que seja o momento de discutir a adoção de cotas na Instituição e posteriormente no Conselho Universitário”, afirmou.

A comissão prevê a realização de seminários para discutir o assunto na Universidade, com a comunidade acadêmica. Um dos convidados deve ser o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Souza Junior. Recentemente, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou constitucional o sistema de cotas da UnB.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi convidado para integrar o grupo, já que foi o autor da lei que instituiu cotas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “Fiquei muito feliz com o convite à discussão, acredito que é um passo muito importante para a Universidade que virá a fortalecer seu desenvolvimento”, afirmou o deputado.