Arquitetura e Urbanismo
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Por meio de inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, a partir da nota do ENEM (http://sisu.mec.gov.br), pelo PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS) https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/passe/ e por meio do vestibular interno da UFMS https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/vestibular/.
Os espaços didáticos do curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV, além das salas de aula, áreas de convivência, biblioteca, áreas administrativas e de docentes, são espaços específicos do campus que contam com equipamentos, instrumentos e materiais didáticos tendo como finalidade principal apoiar e contribuir para as atividades didáticas previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura. Têm como objetivo viabilizar a integração de atividades didáticas, de pesquisa e de extensão, com atividades práticas e colaborativas. São eles:
1- Laboratório de Conforto Ambiental
Voltado às atividades ligadas às disciplinas de Conforto Acústico, Lumínico e Térmico e pesquisas ligadas à área, o laboratório conta com os equipamentos: Heliodon, Mesa de ventos, Luxímetros e Régua lumínica pedagógica.
2- Ateliê de Linguagem Digital
Voltado a aulas e atividades de pesquisa e trabalhos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, o ateliê conta com 45 computadores completos (CPU, teclado, tela e mouse) equipados com softwares da área de BIM, CAD e família ADOBE com assinatura e atualizações atuantes.
3- Ateliê de Desenho
Voltado às disciplinas de Ateliê e desenho Arquitetônico, o Ateliê de desenho constitui-se um espaço alinhado aos objetivos e premissas de integração e interdisciplinaridade do curso descritos no Plano Pedagógico do Curso. Conta com 50 pranchetas todas equipadas com réguas paralelas para desenho técnico, mobiliário e equipamentos de apoio para aulas, seminários, debates, encontros e atividades de pesquisa.
4- Núcleo de Materiais e Técnicas Construtivas
Voltado a atividades pedagógicas e de pesquisas ligadas às áreas de tecnologia e construção civil do curso de Arquitetura e Urbanismo. Além de mapoteca de catálogos e amostras de materiais voltados à construção civil, conta com os seguintes equipamentos:
- Teodolito Eletrônico kt-02 Topografia com Mira e Tripé
- Betoneira com tambor (L): 200; mistura (L): 138
- Moldes/formas cilíndricos para corpo de prova (5×10) cm em aço
- Disco de neoprene para CP (5×10) cm
- Disco de neoprene para CP (10×20) cm
- Balança 150 kg resolução 50 g (40×55) cm
- Agulha de Le Chatelier para expansibilidade
- Aparelho aferidor de agulha de Le Chatelier
- Aparelho de Vicat completo
- Cesto pesagem hidrostática de tela (20×20) cm abertura 0,15 mm
- Agitador de peneiras 8×2 manual
- Argamassadeira elétrica auto capacidade 5 litros
- Argamassadeira planetaria c/ cuba de 20 litros e pá tipo raquete com 3 vel.
- Vibrador de imersão para concreto fresco com mangote de 5 m e agulha de 30mm diam.,
- Motor elétrico, 220V-60Hz mono
- Flow table para verificação de plasticidade da argamassa
- Termômetro laser digital -50A +500oC
- Capeador/faceador para corpo de prova diâmetro (10×20) cm
- Microscópio binocular Lx400
5- Ateliê de maquetes
Voltado a atividades pedagógicas e de pesquisas onde a elaboração de modelos físicos seja uma demanda importante. O ateliê de maquetes, assim com o desenho, constitui-se um espaço alinhado aos objetivos e premissas de integração e interdisciplinaridade do curso descritos no Projeto Político Pedagógico. Além de bancada para elaboração de desenhos e modelos físicos a ateliê conta também com uma impressora 3D.
| Docente | Contato | Ano de Ingresso na UFMS | Regime | Currículo |
|---|---|---|---|---|
| Geovana Geloni Parra | Email: geovana.parra@ufms.br | 2024 | D.E. | Currículo |
| Eleana Patta Flain | E-mail: eleana.patta.flain@ufms.br | 2019 | D.E. | Currículo |
| Marcelo Carlucci | E-mail: marcelo.carlucci@ufms.br | 2019 | D.E. | Currículo |
| Mirandulina Maria Moreira Azevedo | E-mail: mirandulina.azevedo@ufms.br | 2021 | D.E. | Currículo |
| Rafaella Estevão da Rocha | E-mail: rafaella.rocha@ufms.br | 2023 | D.E. | Currículo |
| Ricardo Batista Bitencourt | E-mail: ricardo.bitencourt@ufms.br | 2023 | D.E. | Currículo |
| Camila Amaro de Souza | e-mail: camila.amaro@ufms.br | 2023 | D.E. | Currículo |
| Ramon Fortunato Gomes | E-mail: ramon.fortunato@ufms.br | 2019 | D.E. | Currículo |
| Emeli Lalesca Aparecida da Guarda | E-mail: emeli.guarda@ufms.br | 2024 | D.E. | Currículo |
| Gustavo Henrique Nunes | E-mail: nunes.gustavo@ufms.br | 2024 | D.E | Currículo |
| Mariana Petruccelli Pires Watzel | E-mail: p.mariana@ufms.br | 2025 | D.E | Currículo |
Dra. Emeli Lalesca Aparecida da Guarda
E-mail: emeli.guarda@ufms.br
Fone: 3409-1456
Clique aqui para verificar o plano de ação do coordenador do curso.
Clique aqui para acessar.
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HABITAÇÃO COLETIVA: SOLUÇÕES PROJETUAIS INOVADORAS PARA EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
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INSTÂNCIAS CONVERGENTES EM ARQUITETURA, URBANISMO E TECNOLOGIA
O projeto de pesquisa Instâncias convergentes em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia se caracteriza por reunir, num só grupo, as diferentes vertentes de pesquisa e temas ligados às áreas de História, Projeto, Urbanismo, Tecnologia e Conforto de forma a promover uma abordagem interdisciplinar em Arquitetura e Urbanismo. Os docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV, na lida com seus projetos acadêmicos individuais, identificaram uma possível lacuna a ser preenchida no que se refere à interação e interpenetração entre os diferentes saberes ligados à área, tradicionalmente tratados no meio acadêmico como especialidades monolíticas e estanques. Ao lançar o desafio de construir um corpo reflexivo mais abrangente e interdisciplinar, acredita-se poder ampliar as possibilidades de se desenvolver uma visão da Arquitetura e do Urbanismo mais alinhada com a condição em que se encontra na contemporaneidade: complexa, interagente, contextual e conectada a saberes e habilidades antes estranhos à área. |
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AS MAQUETES ESTRUTURAIS E O PRÉ-DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
A grande importância e influência que as estruturas possuem em projetos arquitetônicos têm sido comprovadas há muito tempo. Isto pode ser observado por meio da relação entre a distribuição da estrutura e dos espaços gerados ou definidos, pelo impacto visual de uma determinada edificação no contexto urbano e pelo efeito estético apresentado. No entanto, ainda há uma lacuna a ser preenchida no ensino das estruturas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e que pode ser estendida, também, para os cursos de Engenharia Civil do país. Por isso, entende-se que esta pesquisa está inserida nos objetivos ODS, número quatro, Educação de Qualidade, número onze, Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e com o número doze, Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo analisa-se muito a forma e distribuição de espaços e a própria estrutura. No entanto, há uma carência no ensino do funcionamento dos elementos e sistemas estruturais por meio de modelos estruturais e computacionais. Os resultados obtidos da pesquisa auxiliarão os futuros profissionais a compreenderem intuitivamente os conceitos básicos referentes às estruturas e poderão colaborar com o desenvolvimento de projetos arquitetônicos dos estudantes. |
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LABORATÓRIO DA CIDADE: ESTUDOS DE DINÂMICA URBANA E GEOPROCESSAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA DE NAVIRAÍ-MS
O objetivo desta pesquisa é aplicar os recursos do geoprocessamento em planejamento urbano e na gestão do patrimônio urbanístico dando o enfoque como estudos de caso três cidades de Porte Pequeno II, ou seja, de 45 a 55 mil habitantes segundo IBGE (2017), que se tratam de cidades ancoras para o desenvolvimento regional considerando o recorte dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. Desenvolve diferentes aplicações do geoprocessamento como a montagem de base de dados, conversão de dados, montagem de Sistema Geográfico de Informação (SIG), construção de análises diagnósticas e prognósticas voltadas a análise da qualidade urbana. Aplica o roteiro metodológico proposto por MOURA (2003) para utilização de recursos de geoprocessamento na gestão do patrimônio urbanístico, composto pelo uso de aplicativos de Gestão de Documentação Eletrônica (GDE), estudos de Eixos Visuais, Realidade Virtual, Navegação Virtual e Sistema Geográfico de Informação. Objetiva uma ampla análise de três cidades de Porte Pequeno II, porém que são ancoras no contexto regional, entre estas: Naviraí e Nova Andradina-MS; e Marechal Cândido Rondon – PR. Estas cidades apresentam dimensões consideráveis da mancha urbana, porém com crescimento sem planejamento por falta de dados de base. A finalidade deste estudo é aplicar as metodologias de geoprocessamento para uma compreensão integrada do cenário urbano atual, e auxiliar os órgãos públicos municipais em diretrizes para a gestão equilibrada do território. Por fim, pretende-se comparar os produtos obtidos das três cidades em questão, afim de verificar potencialidades de aprimoramento dos recursos de gestão urbana. |
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ABORDAGEM ESTATÍSTICA E MODELAGEM DE EVENTOS CLIMÁTICO E HIDROLÓGICOS EM REGIÕES TROPICAIS
A análise multitemporal do comportamento hídroclimático de uma região possibilita o entendimento da resposta do meio ambiente frente às interferências antrópicas e às mudanças climáticas. Para auxiliar na compreensão da ocorrência de eventos extremos, estudos têm sido conduzidos visando avaliar a possível dependência entre determinadas variáveis e esses eventos. Tais estudos possibilitam, não somente o entendimento do comportamento do sistema em análise, mas também fornecem informações para o desenvolvimento de modelos de predição de ocorrências futuras. |
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ESTÁGIOS E CRITÉRIOS DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO PARA SOLUÇÕES ECOSSUSTENTÁVEIS
A busca por soluções ecossustentáveis é um dos tópicos de maior importância na atualidade. As metodologias de decisão relacionadas à ecossustentabilidade necessitam ser multicritério uma vez que há multidimensionalidade de parâmetros e objetivos que precisam ser considerados no processo de escolha da solução a ser empregada. Os sistemas socioeconômicos e biofísicos regionais são analisados durante o processo de seleção da solução ecossustentável a ser empregada em determinado local. Neste contexto, estudos que propiciem realizar a escolha da melhor solução sustentável para determinada região, levando em consideração as características de um país emergente como o nosso, são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento da nação. Tendo em vista a importância econômica e a potencial produtividade da região, aliadas ao cenário de diversidade de atividades econômicas existentes na área de estudo, este projeto objetiva analisar o processo de tomada de decisão em diferentes estágios e multicritérios para seleção de soluções ecossustentáveis. |
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DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE PREDIÇÃO DE EVENTOS EM DIFERENTES REGIMES HIDROCLIMÁTICOS
As variáveis que controlam as respostas hidrológicas de uma área de estudo são diversas e interdependentes. Compreender o processo de circulação natural da água e sua variabilidade espaço-temporal é indispensável às atividades de planejamento que visam o desenvolvimento de uma região. O aquecimento global pode afetar o regime de sistemas hidroclimáticos e induzir ocorrências mais frequentes de extremos, como secas e inundações. Ademais, a vegetação influencia o regime hidrológico, agindo sobre o controle de cheias, na manutenção de vazões nos períodos de estiagem, no fornecimento de água e no total precipitado. A análise multitemporal do comportamento hídroclimático de uma região possibilita o entendimento da resposta do meio ambiente frente às interferências antrópicas e às mudanças climáticas. |
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ANÁLISE MULTICRITÉRIO APLICADA A IMPLEMENTAÇÃO DE TÉCNICAS DE MITIGAÇÃO EM REGIÕES TROPICAIS SUJEITAS A EVENTOS EXTREMOS
A infraestrutura urbana deve ser projetada de forma a controlar e mitigar os impactos oriundos dos eventos extremos, protegendo a população dos danos causados por esses eventos. Dessa forma o presente projeto objetiva averiguar as principais variáveis envolvidas no dimensionamento de estruturas de mitigação de cheias em regiões tropicais afetadas por eventos extremos. |
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AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO AMBIENTAL E DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS EDIFICAÇÕES QUE COMPÕEM O CAMPUS CPNV-UFMS
O projeto de pesquisa consiste em avaliar as condições reais de desempenho, do conforto ambiental e eficiência energética, das edificações (atuais e futuras) que compõem o Campus Naviraí-CPNV, da UFMS. Pretende-se avaliar, de acordo com a normatividade vigente o comportamento térmico, a eficiência dos sistemas de iluminação natural e artificial, o desempenho acústico e as potencialidades de geração de energia (sistema solar fotovoltaico integrado à edificação). Destaca-se a importância desse estudo, por fazer uso de metodologias já existentes que são aplicadas para conhecer as condições de conforto oferecido aos usuários e o desempenho das edificações em um clima específico, que por sua vez, são aplicáveis a qualquer tipo de edificação em condições climáticas similares. |
HABITAÇÃO SOCIAL, DOIS CAMINHOS: VIGLIECCA E PEABIRU
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EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: NOVAS FORMULAÇÕES PROJETUAIS
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HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL, 1930-1964
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EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS PUBLICADOS NA REVISTA ACRÓPOLE ENTRE 1938 E 1971
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REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E RECONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS E TIPOLÓGICAS DAS CASAS DE MADEIRA DE NAVIRAÍ-MS
A presente pesquisa reflete sobre o atual patrimônio material representado pelas edificações em madeira ainda existentes em grande número na cidade de Naviraí (MS), memória da ocupação urbana após a implantação do plano urbanístico proposto pela Companhia Colonizadora Naviraí na década de 1950. Observa-se que a técnica construtiva e o material disponível na região (madeira nativa) foram as saídas encontradas para viabilizar a ocupação urbana inicial. Porém após a extinção da madeira e a introdução de sistemas construtivos em alvenaria e concreto armado na região, as edificações em madeira originais sofrem processos de reformas ou demolição. Nota-se como problema a perda da memória urbana provocada pelo abandono e pela marginalização da técnica construtiva em prol dos modelos arquitetônicos contemporâneos comerciais observado nas áreas em crescimento urbano de Naviraí. Esta pesquisa pretende então reconhecer essas casas de madeira remanescentes como patrimônio urbano pois ainda estão sendo usadas e habitadas. Como elementos que se confundem com a própria história da cidade, pretende-se documentar essa memória da ocupação territorial urbana do município de Naviraí. As casas de madeira fabricadas in loco fazem parte da tradição construtiva e da paisagem urbana de muitas outras cidades paranaenses, sul-mato-grossenses e do oeste do estado de São Paulo (ZANI, 2003; MEIRELLES, 2007; PELEGRINI, 2009). Estamos diante, portanto, de um fenômeno de que se mostra recorrente e, por isso, esse estudo se justifica na medida que tais edificações podem ser caracterizadas em suas especificidades e peculiaridades e com possíveis ligações com os exemplares existentes em outras localidades, estabelecendo uma ligação entre sua ocorrência e o processo de formação e crescimento da cidade. |
TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM CIDADES PLANEJADAS: ANÁLISE DA MORFOLOGIA URBANA DE NAVIRAÍ/MS
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OCORRÊNCIA E REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTOS URBANOS E RURAIS
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A SUSTENTABILIDADE E A CONSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM DE CICLO DE VIDA
Os materiais de construção empregados na criação da complexa superfície urbana são fundamentais para quantificar os impactos que as alterações antrópicas causam no ambiente. Se olharmos atentamente para a atual necessidade de mudança a nível de impacto ambiental e de saúde, facilmente se conclui que deveríamos ser mais conscientes no momento de seleção dos materiais de construção. Para tal, faz-se necessário um olhar multidisciplinar sobre o edificado e a sua envolvente, tendo em consideração as necessidades humanas e ambientais. |
ESCOAMENTO EM CANAIS – ANÁLISE DE VARIÁVEIS DE INTERESSE
As inundações são o desastre natural meteorológico e hidrológico mais recorrente, destrutivo e frequente, ocorrido devido a razões naturais e antropogênicas. A precipitação é o fator mais perigoso e vital para desencadear inundações em regiões tropicais. Uma chuva torrencial em um período de tempo conciso cria um escoamento superficial mais alto, e caso a área de contribuição seja impermeabilizada, tempo de concentração menores e potencial inundação. Para modelagem hidrológica em qualquer área, a precipitação é um fator de entrada muito importante, e com as mudanças climáticas eventos extremos de precipitação tem se mostrado recorrentes. O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico caracterizado pelo deslocamento da água na superfície da terra até encontrar cursos de drenagem definidos. O presente plano de trabalho objetiva analisar as principais variáveis vinculadas ao escoamento em canais que interferem nos picos de cheias. |
ESTUDO E PLANEJAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE UM MAPA ACÚSTICO NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ – MS
A inexistência de um mapa acústico para o município de Naviraí ocasiona uma deficiência no planejamento urbano. Tal fato gera danos a população e em áreas ambientalmente sensíveis, seja pela dificuldade nas práticas projetuais, encontradas pelos profissionais da área de engenharia e arquitetura, como também os danos à saúde da população em geral. O objetivo geral do trabalho é analisar e estudar as atuais metodologias para a elaboração de mapas acústicos visando o melhor método aplicável a Naviraí. A metodologia a ser adotada contempla uma análise nos atuais sistemas existentes para elaboração de mapas acústicos, verificando assim, a melhor forma de aplicação para a cidade de Naviraí. Com o levantamento de dados obtidos através das diretrizes, será feito o Planejamento para Elaboração do Mapa Acústico de Naviraí-MS e também as medições em postos-chaves em locais indicados pela metodologia escolhida, além da organização dos dados obtidos por setores. O produto final esperado será o planejamento de um mapa acústico para o Município de Naviraí e o início do desenvolvimento do mesmo, de forma que este estudo venha a servir como ferramenta para sua futura aplicação e ampliação, que as medições em pontos estratégicos sirvam para o controle do Plano Diretor e também como base para diretrizes que visem a melhoria do conforto ambiental urbano dos munícipes. Pretende-se também com esta proposta disponibilizar para a comunidade acadêmica as medições obtidas para que dessa forma possam ser feitas melhorias nas análises aplicadas no desenvolvimento das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Projeto Urbanístico. |
CPNV TALKS 2020
Trata-se de um projeto de ensino de graduação (PEG) com foco na conversação em língua inglesa criado com o intuito de aproximar e estimular o contato dos alunos do CPNV com o idioma. A ideia é trazer para a UFMS um formato que agregue a experiência bem-sucedida de um programa institucional consolidado (como o Programa de Língua Inglesa da Unesp, por exemplo) com a dinâmica de comunidades virtuais voltadas para o aprendizado de línguas como o Meetup, Tandem, English Munchers, etc. |
CPNV TALKS 2021
Ao longo de oito meses serão organizadas uma série de atividades com diferentes abordagens metodológicas. Nesta edição optamos por diversificar ao invés de definir uma única metodologia de ensino a ser empregada ao longo do projeto. Acreditamos que esta estratégia trará respostas mais efetivas no que diz respeito à maneira como os alunos respondem às atividades propostas. Significa ainda poder fazer ajustes ao longo do ano e avançar com a metodologia que obtivermos melhores resultados quanto à prática do inglês falado.
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ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DO CPNV-UFMS (FASE 1)
Essa proposta de Projeto de Ensino tem como objeto de estudo o Campus do CPNV e se propõe a realizar uma prática do exercício profissional com alunos do curso de arquitetura e urbanismo através da elaboração de diretrizes para a primeira fase do Plano Diretor do Campus de Naviraí da UFMS. O Plano Diretor busca orientar as ações do corpo administrativo do CPNV compatibilizando os interesses coletivos (sociedade civil, alunos, corpo docente e corpo administrativo), garantindo uma ocupação do espaço de forma justa, coerente, sustentável e equilibrada, no que se refere a infraestrutura, ao ordenamento do espaço físico/territorial e aos benefícios da urbanização do campus presentes e projeções para gerações futuras. |
OFICINA DE HABILIDADES ACADÊMICAS
Este projeto de ensino se justifica a partir da constatação por parte da maioria dos membros do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS-CPNV de que os alunos vinham apresentando importantes defasagens no domínio de habilidades técnicas (língua portuguesa, expressão escrita e domínio de ferramentas de informática) que, de fato, provocavam certo comprometimento no aproveitamento dos conteúdos curriculares do curso de graduação. Ainda que no PPC do curso sejam previstas duas disciplinas cujas ementas tangenciam os conteúdos a serem desenvolvidos nessa oficina, a saber, a disciplina optativa “Leitura e produção de textos” e a disciplina regular obrigatória “Metodologia e redação científica”, acreditamos que a carga horária de ambas não se mostra satisfatória para atingir um resultado adequado com os alunos. Além disso, tais disciplinas, sobretudo a de Metodologia, cuidam em passar para os alunos normas e padrões da linguagem acadêmica como a ABNT ou apresentá-los as diversas modalidades dos textos científicos (artigos, resumos, resenhas, etc.) e sobra pouco tempo para desenvolver atividades criativas e críticas sobre o tema. Em relação ao desenvolvimento dos conteúdos ligados à Pesquisa, percebe-se também com os alunos ingressantes apresentam pouca ou nenhuma familiaridade com a produção e geração do conhecimento científico. Suas percepções sobre o universo acadêmico se restringem à simples realização dos créditos disciplinares obrigatórios para que concluam sua graduação. Sabemos como o desenvolvimento do espirito crítico e científico tem sido de certa forma negligenciado pelos ciclos educacionais pré-universitários; recebemos então um corpo discente pouco permeável e desinteressado em relação à produção científica, cultural e tecnológica. Nesta oficina proposta estaríamos buscando então apresentar e motivar os alunos a aderirem aos projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade e discutir sobre a importância da geração e difusão dos conhecimentos ligados à profissão para o contexto político, cultural e social onde estamos imersos, ampliando suas percepções sobre as possibilidades de atividades acadêmicas a serem desenvolvidas ao longo da graduação. |
PALAVRAS-CHAVE PARA PENSAR ARQUITETURA: ANTOLOGIA PARA DEBATE
O objetivo geral do projeto: ampliar, favorecer e qualificar o processo de leitura acerca da arquitetura revisitando temas conhecidos e introduzindo questões contemporâneas. Os objetivos específicos são: ● Contribuir para a valorização do pensamento sobre arquitetura e da arquitetura, este último compreendido como discurso de seu próprio corpo de conhecimento, bem como contribuir para a compreensão da arquitetura como instrumento de crítica. ● Trabalhar conceitos em arquitetura e urbanismo de forma transversal, reunindo alunos de diferentes semestres. ● Estabelecer diálogo com temas contemporâneos abrindo condições para a participação do debate, criando uma antologia para o debate a partir da seleção de palavras-chave. Em primeiro lugar, abrimos o curso com a apresentação do problema: justificativa da necessidade de critérios de escolha para leitura; a palavra-chave e o entendimento da realidade. Em um segundo momento, tivemos um encontro para relatos das experiências dos alunos: textos lidos, hábitos de leitura, dificuldades, expectativas. A partir dessa fase introdutória estabelecemos a sequência de encontros com preparação de aula anterior ao encontro quinzenal. Começamos com o primeiro grupo de palavras-chaves: Artes, Imagem, Expressão, Desenho. São termos que a partir do renascimento assumiram uma importância estratégica no processo de expansão da modernidade e que presentemente são desdobrados e atingem as massas que pelos processos atuais de reprodutibilidade técnica têm acesso a imagens de toda ordem. O grupo de palavras-chave: “Ambiente, Ambiental, Conservação, Patrimônio, Sustentabilidade” foi tratado no sentido de destacar a noção de Conservação como ideia básica a partir da qual se articula natureza e espaço construído, procurando analisar as várias camadas que se superpõem em torno do discurso midiático do termo ‘ambiental’.O grupo de palavras chave: “Modernidade, Moderno, Civilização, Heterotopia, Projeto, Utopia” foi tratado pelo professor convidado Prof. Dr. Kleverton Bacelar (UFBA) que relacionou a questão da ‘colonização’ da vida versus a noção de projeto e concluiu sua apresentação ressaltando a problemática do ‘projeto inacabado’ de Jürgen Habermas.No grupo de palavras-chave: “Arquitetura, Cidade, Escrita” tivemos a participação do Prof. Dr. Tomás Moreira (IAUUSP) que discutiu o tema da cidade em letras de música.Para o grupo de palavras-chave: “Público, Privacidade, Social, Redes Sociais (on-line), Simultaneidade, Digital”, o Prof. Adalberto Vilela (UFU) introduziu a noção de ‘consciência construtiva’ como questionamento das práticas contemporâneas em torno da ideia da virtualidade.O grupo de palavras-chave: “Culturas, Cotidiano, Hábitos, Habitus” foi tratado por nós relacionando a contribuição de G. Bachelard acerca da noção de casa como um ser e a noção de intimidade à discussão de cultura e seus três níveis (oralidade, operatividade, cotidiano) em Michel de Certeau e articulando ainda à leitura de G.Teyssot sobre hábito e habitus para pensar programas de arquitetura. |
UM OLHAR ARQUITETÔNICO SOBRE A CIDADE DE NAVIRAÍ-MS
Este projeto é proposto devido a importância de se conhecer o lugar que se habita para melhor compreendê-lo e usufruir do que é oferecido pelo mesmo. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Naviraí da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul está se iniciando em 2020 e aproveitar a oportunidade para conhecer a cidade de Naviraí por meio de visitas guiadas onde serão ressaltados os principais aspectos que fazem parte da formação da cidade e de sua funcionalidade. |
| CONFORTO AMBIENTAL NO PLANEJAMENTO DE PROJETOS EM ARQUITETURA E URBANISMO
Esta proposta se aplica com a implementação de iniciativas teóricas e/ou experimentais de metodologias que visem à efetiva inserção do tema Conforto Ambiental no processo projetual em Arquitetura e Urbanismo. Atuando através de referências e sistemáticas para levantamentos/avaliações da questão ambiental, permitindo uma aplicação ampla e transversal aos acadêmicos ao longo de sua formação na graduação em Arquitetura e Urbanismo do campus de Naviraí (UFMS-CPNV). |
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Clique aqui para acessar o manual TCC.
A UFMS, por meio da Agência de Internacionalização e de Inovação Aginova, da Pró-Reitoria de Graduação em conformidade com a Política Institucional de Internacionalização (Resolução Coun nº 112, de 11 de agosto de 2021), com o Regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Resolução Coun nº 115, de 11 de agosto de 2021), possibilitou a realização de mobilidade internacional de duas alunas do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do CPNV na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (UPORTO) em Portugal. As alunas Bianca Boldoni Gaspar e Mariane Gino realizaram mobilidade internacional no período de agosto de 2022 a agosto de 2023.
Maiores informações sobre o programa estão disponíveis na Agência de Internacionalização e Inovação pelo endereço: https://aginova.ufms.br
Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV, biênio 2026-2027, PORTARIA Nº 132-CPNV/UFMS, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2025
- Profa. EMELI LALESCA APARECIDA DA GUARDA
- Profa. GEOVANA GELONI PARRA
- Profa. MARIANA PETRUCCELLI PIRES WATZEL
- Profa. MIRANDULINA MARIA MOREIRA AZEVEDO
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV, PORTARIA Nº 126-CPNV/UFMS, DE 23 DE OUTUBRO DE 2025
- Profa. EMELI LALESCA APARECIDA DA GUARDA – Presidente
- Profa. CAMILA AMARO DE SOUZA
- Prof. GUSTAVO HENRIQUE NUNES
- Prof. MARCELO CARLUCCI
- Prof. RICARDO BATISTA BITENCOURT
Telefone: (67) 3409-3401
E-mail: arqurb.cpnv@ufms.br





































