Comércio de Naviraí deve movimentar R$ 4,02 milhões durante fim de ano

Postado por: Wesley Rodrigues

Pesquisa do campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indica que 68,7% da população da cidade de Naviraí pretende presentear no Natal, sendo que 73,4% deles pretendem comprar os presentes no comércio local.

O Natal é uma das datas mais lucrativas para o comercio varejista no ano, considerando a importância desta data, a equipe de projeto de extensão “PIC Naviraí”, sob a coordenação do Prof. Dr. Wesley Rodrigues, conjuntamente com os professores Dra. Yasmin Casagranda e Dr Victor Sordi, que pertencem ao Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí, realizaram uma pesquisa de intenção de compras com 115 naviraienses, com objetivo de levantar dados da população em relação ao comportamento e expectativa de consumo durante o Natal e utilização do 13º Salário. A pesquisa foi aplicada remotamente pelos alunos do Curso de Administração da UFMS, no período de 16 e 30 de novembro de 2021.

A pesquisa aponta que o comércio naviraiense deve movimentar cerca de R$ 4,02 milhões, entre presentes e comemorações. Conforme levantamento, R$ 1,86 milhões serão gastos com compras de presentes. O gasto médio será de R$ 151,68, sendo que 73,4% dos entrevistados pretendem fazer as compras no comércio local. Entre os itens mais citados pelos consumidores, estão roupas, calçados, bolsas e acessórios (70,0%), perfumes e cosméticos (12,3%) e aparelhos celulares e smartphones (4,6%). Destaca-se ainda, a tendência de pagamento à vista (68,4%), mostrando que o consumidor buscará por promoções e descontos que atendam a sua faixa de preço desejado.

Em relação ao 13º salário, a pesquisa apontou que 35,2% dos entrevistados pretendem destinar parte do valor para o pagamento de dívidas em atraso e despesas de início de ano, 26,7% optarão por gastar com a compra de presentes e vestuários; 23,8% irão por poupar parte do valor, 10,5% irão gastar com viagens e apenas 3,8% irão utilizar o recurso extra na reforma de casa.

Com relação a festividade no Natal e Ano-Novo, é previsto R$ 2,15 milhões. O naviraiense deve gastar em média R$ 128,36 com as festividades, 43,5% afirmaram que irão realizar as festas na própria casa, 32,2% irão para casa dos pais e/ou sogros, 6,1% pretendem viajar e 18,3% ainda não definiram.

Os indicadores da pesquisa são importantes para a economia, pois projetam uma movimentação de R$ 4,02 milhões no comercio local de Naviraí com compras de presentes e gastos para o preparo das festividades de fim de ano, apresentando um cenário de retomada de crescimento da economia.

Confira todos os resultados da pesquisa, acesse: Link:

Fonte: Wesley O. P. Rodrigues e Aline Suely F. R. Santos – UFMS

Download (PDF, 3.9MB)