Estágio Não Obrigatório

O estágio é importante na formação dos futuros Administradores, compreendendo todas as atividades que os alunos realizam junto às empresas, sob a orientação de um professor orientador de estágio e um supervisor das atividades  na empresa.

O sistema de estágios é extremamente vantajoso para as empresas, além de possibilitar a entrada de muitos jovens talentos no mercado de trabalho, principalmente aqueles que não possuem experiência profissional. O estágio é seu primeiro contato com a futura profissão, e também uma grande oportunidade de aprender a rotina de uma empresa e desenvolver conhecimentos práticos. Existem muitas outras vantagens e oportunidades que beneficiam a empresa ao investir na contratação de estagiários, tais como:

  • Isenção de encargos

burocracia da contratação de um estagiário é infinitamente menor em comparação ao colaborador contratado pela CLT e a empresa não precisa pagar os encargos sociais correspondentes.

Dentre as responsabilidades da empresa na contratação de um estagiário, estão: fornecimento de bolsa mensal, vale-transporte e o seguro de estágio contra acidentes pessoais. Demais benefícios como plano de saúde e odontológico, por exemplo, são optativos e não devem ser descontados na bolsa.

Em contrapartida, a empresa é isenta de pagar 13º salário, fundo de garantia, aviso prévio, verbas rescisórias e demais direitos trabalhistas assegurados a quem é contratado pela CLT.

  • Preparação de um futuro colaborador

Quando a empresa contrata um profissional com pouca experiência, fica mais fácil “moldar” o colaborador de acordo com a cultura, os valores e as necessidades da organização.

O estagiário representa a oportunidade de a empresa agregar em sua equipe um profissional com potencial e que está em busca de crescimento, ou seja, que costuma ser mais engajado em relação aos demais colaboradores que já estão no mercado há algum tempo.

Mesmo com tantos profissionais no mercado, as empresas ainda estão carentes de funcionários com a capacidade de aliar o conhecimento técnico ao conhecimento teórico. Dessa maneira, o programa de estágio é uma oportunidade para a organização desenvolver o estudante e focar nas habilidades mais importantes.

  • Renovação do ambiente

O estagiário insere um clima diferente no ambiente de trabalho, pois leva para a organização um pensamento empreendedor e energia de pessoas que estão no início de carreira e que também estão atualizadas em relação às tendências de mercado.

Essa energia diferenciada influencia as pessoas ao seu redor e traz questionamentos que nem sempre são possíveis quando se tem na equipe colaboradores antigos e fora do ambiente acadêmico há muito tempo.

  • Valorização da marca

Uma vez que os estudantes têm amplo conhecimento teórico e pouco conhecimento técnico e possuem limitação de horário para trabalho, é preciso que alguém dê a oportunidade de inserção no mercado e desenvolvimento profissional.

A empresa que investe na contratação de estagiários ganham mais visibilidade no mercado e fortalece sua marca. Não somente pelos benefícios internos que o estagiário traz, mas também pela valorização desses profissionais e as parcerias com as universidades que muitas organizações fazem em busca de talentos.

Contudo, vale a pena ressaltar que só contratar um estagiário não é o suficiente para que a empresa possa desfrutar dos benefícios que eles trazem. Para isso, é necessário que seja realizado um planejamento e acompanhamento adequado, com feedbacks e avaliações de desempenho, para direcionar o profissional para o crescimento esperado.

Fonte: Adaptado de estagiarios.com

Você acadêmico(a) de administração do Campus de Naviraí que está procurando estágio, fique atento(a) a central de vagas do curso de administração que envia sob demanda ofertas de vagas por e-mail e nos grupos de whatsapp.

Para aumentar a exposição de seu currículo faça parte também do nosso banco de talentos: https://cpnv.ufms.br/cursos/administracao/
 
Todos os estágios devem ser formalizados na plataforma de estágio da UFMS: https://estagio.ufms.br/
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar seu estágio com a organização concedente do estágio e a UFMS é pelo termo de compromisso disponível na plataforma: https://estagio.ufms.br/termo/
 
Manual de preenchimento do termo de compromisso: https://estagio.ufms.br/manual/
 
A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais. Qualquer problema deve ser imediatamente reportado ao orientador do estágio e à comissão de estágio do curso.
 
A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário. Além de um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/
 
Contato com a Comissão de Estágio (COE): victor.sordi@ufms.br

Você que está pensando em disponibilizar uma vaga de estágio aos nossos alunos de administração, entre em contato com a Comissão de Estágio (COE) pelo endereço de e-mail victor.sordi@ufms.br
 
Visite também nosso banco de talentos pelo link: https://cpnv.ufms.br/cursos/administracao/ na aba “Banco de Talentos”.
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar o estágio é via um termo de compromisso assinado pela UFMS, pelo estagiário e pela organização concedente. Não é necessário acordos de cooperação ou existência de agências de integração.
 
O estágio não obrigatório possui algumas obrigatoriedades que a organização concedente do estágio deve cumprir:
–  A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais.
–   A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário.
–    A organização concedente de estágio deve contratar um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.   
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/

O Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) não prevê a realização de estágio obrigatório. O Estágio Não Obrigatório segue a legislação federal; na UFMS, a resolução nº 107, Coeg, de 16.06.2010 e suas posteriores atualizações; e, no próprio curso, o seu Regulamento Interno, sendo este proposto pela Comissão de Estágio do Curso de Administração do Câmpus de Naviraí e aprovado pelas demais instâncias competentes.
 
 A Comissão de Estágio (COE) da UFMS/CPNV tem como objetivo:
 – Coordenação, planejamento, supervisão, execução,e, avaliação das atividades relacionadas aos Estágios do Curso de Graduação em Administração da UFMS/CPNV; – Deliberar, no que não contrarie dispositivos legais de instâncias superiores, a respeito das dificuldades de ordem pedagógica, administrativa e legal no que concerne ao desenvolvimento e a realização do estágio não obrigatório;
 – Propiciar condições necessárias ao desenvolvimento das atividades do Estágio Não Obrigatório. 
 
O Estágio não obrigatório tem como objetivos: 
– Propiciar a formação técnico-profissional do estagiário, mediante sua efetiva participação no desenvolvimento dos programas e planos de trabalho vinculados à unidade organização onde se realize o estágio; 
– Integrar a teoria à prática por meio de vivência de experiências o mais próximo possível de situações reais, conduzindo o estagiário a uma participação consciente responsável e ética em relação aos seres humanos e ao cliente; 
– Proporcionar maior contato com as áreas de atuação do Administrador, desenvolvendo as competências previstas no perfil dos egressos. 
 
O Estágio Não Obrigatório no Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV), está previsto durante todo o decorrer do curso, sendo uma atividade opcional, que poderá ser considerado como Atividade Complementar. No entanto, mesmo que opcional, é imprescindível a formalização de qualquer estágio não obrigatório na plataforma de estágio da UFMS, sendo a concedente responsável por oferecer bolsa ou outras formas de contraprestação, além de obrigatoriamente contratar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. 
 
O termo de compromisso de estágio não obrigatório pode ser formalizado no formato interno da UFMS ou externo das respectivas concedentes, no entanto em ambos os casos, obrigatoriamente, o aluno deve formalizar o estágio via plataforma de estágio da UFMS e a COE deve validar esses termos seguindo as regulamentações vigentes. O estágio não obrigatório exige um professor orientador que irá orientar o acadêmico em suas atividades de Estágio e um supervisor responsável pelo estagiário na organização concedente na qual ele irá estagiar.  A natureza da orientação do estágio é indireta.