Projetos de Ensino – ADM/CPNV

Conheça os Projetos de Ensino dos professores e acadêmicos do

curso de Administração do CPNV. 

2022 – Pesquisa Integrada: desenvolvendo competências do graduando de administração por meio da prática da pesquisa científica. Coordenador: Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues.

Resumo: Este projeto de Ensino visa contribuir com o desenvolvimento e formação complementar dos acadêmicos do curso de Administração através de atividades práticas que envolvam o planejamento, a execução e a análise de dados de uma pesquisa científica junto à comunidade de Naviraí.
A pesquisa a ser planejada e executada, tem por objetivo explorar e analisar o comportamento da população naviraiense em relação as suas práticas de lazer e turismo no município. Este projeto de ensino estará vinculado, desenvolvido e executado junto a disciplina de Estatística aplicada à Administração, além receber suporte das seguintes disciplinas: Teoria das Organizações, Contabilidade aplicada à Administração, Antropologia e Gestão de pessoas. Com a realização deste projeto de ensino, espera-se apresentar de forma integrada e sistematizada a relação e importância de cada disciplina envolvida para o planejamento, execução e análise de dados em uma pesquisa cientifica, além de conciliar de forma integrada a aplicação prática das teorias abordadas nas disciplinas envolvidas para a resolução de problemas da comunidade local.
Neste sentido, em última instância, os resultados do projeto podem contribuir para o desenvolvimento local e regional ao se considerar que o setor de turismo possui capacidade de impactar positivamente na economia local, e deste modo, o projeto alinha-se também com as seguintes diretrizes institucionais para a extensão universitária da UFMS: VI – incentivar a atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira por meio do desenvolvimento econômico, ambiental, social e cultural; VII – atuar na produção e na construção de conhecimentos, atualizados e coerentes, voltados para o desenvolvimento social, equitativo e sustentável, com a realidade brasileira; (UFMS, 2021, p. 2).

2021 – Gestão de Processos e ferramentas de análise. Coordenador: Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues.

Resumo: O presente projeto tem por objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de competência técnico-analítica dos discentes do curso de Administração por meio do uso de ferramentas de mapeamento e modelagem de processos. Para tanto, serão realizadas reuniões quinzenais/mensais com foco em discussões sobre a necessidade do conhecimento e mapeamento de processos dentro do cotidiano das organizações públicas e privadas, assim como as possibilidades da aplicação de ferramentas que permitam a otimização de recursos escassos. O presente projeto pretende contribuir para o desenvolvimento das competências relacionadas a capacidade de criar, sistematizar e transferir processos dentro do ambiente organizacional, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, relacionando-se diretamente com as seguintes disciplinas, Fundamentos da Administração, Teorias das Organizações, Administração de Produção e Operações I e II, Administração de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica, entre outras. Ao termino do projeto espera-se que (i) os acadêmicos envolvidos adquiram melhor compreensão da importância de se mapear e registrar os processos executados nos ambientes organizacionais; (ii) forneça informações relevantes para aprimorar o ensino do curso de administração, especialmente as disciplinas relacionadas a Fundamentos de Administração e Teoria das Organizações; (iii) utilização da técnica de fluxograma como ferramenta de gerenciamento e otimização de processos e recursos no ambiente das organizações públicas e privadas.


2021 – CPNV Talks. Coordenador: Adalberto Jose Vilela Junior e Jaiane Aparecida Pereira. 

Resumo: Trata-se de um projeto de ensino de graduação (PEG) com foco na conversação em língua inglesa criado com o intuito de aproximar e estimular o contato dos alunos do CPNV com o idioma. A ideia é trazer para a UFMS um formato que agregue a experiência bem-sucedida de um programa institucional consolidado (como o Programa de Língua Inglesa da Unesp, por exemplo) com a dinâmica de comunidades virtuais voltadas para o aprendizado de línguas como o Meetup, Tandem, English Munchers, etc.


2021 – Ciência na Administração. Coordenadora: Jaiane Aparecida Pereira.

Resumo: O presente projeto tem por objetivo geral compreender a necessidade de trabalhar a administração como ciência, incluindo discussões sobre a ética nas pesquisas, o papel do pesquisador e a importância dos projetos científicos para melhoria das organizações. Para tanto, serão realizadas reuniões quinzenais para discussão de temas previamente propostos. Além disso, serão convidados pesquisadores externos para participar dos debates. A partir do projeto, espera-se despertar nos acadêmicos o interesse pela pesquisa científica como método de aprendizagem e de formulação e resolução de problemas, para além da iniciação científica, o que pode contribuir para a melhoria do ensino de graduação, uma vez que estimula a leitura e a investigação.


2020 – Estatística Aplicada. Coordenador: Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues.

Resumo: Este estudo busca ampliar e fortalecer a formação prevista pelo projeto pedagógico do curso de Administração em seu conjunto de atividades e disciplinas, especialmente por proporcionar aos discentes melhor qualificação para utilização da estatística e suas aplicações como ferramenta de tomada de decisão no mundo dos negócios e em pesquisa cientificas.


2020 – CPNV Talks. Coordenador: Adalberto Jose Vilela Junior e Jaiane Aparecida Pereira. 

Resumo: Trata-se de um projeto de ensino de graduação (PEG) com foco na conversação em língua inglesa criado com o intuito de aproximar e estimular o contato dos alunos do CPNV com o idioma. A ideia é trazer para a UFMS um formato que agregue a experiência bem-sucedida de um programa institucional consolidado (como o Programa de Língua Inglesa da Unesp, por exemplo) com a dinâmica de comunidades virtuais voltadas para o aprendizado de línguas como o Meetup, Tandem, English Munchers, etc.

 


2019 –  Empreende UFMS/Naviraí: um espaço para troca de saberes sobre empreendedorismo e geração de novos negócios. Coordenador: Fábio da Silva Rodrigues.

Resumo: O projeto ‘Empreende UFMS/Naviraí: um espaço para troca de saberes sobre empreendedorismo e geração de novos negócios’ tem como objetivo geral propiciar a construção de um espaço de troca de saberes sobre empreendedorismo, com foco na geração de novos negócios. Tem como objetivos específicos: i) Consolidar competências sobre empreendedorismo e plano de negócios; ii) Possibilitar ao discente a oportunidade de ter seu projeto de novo negócio (plano de negócios) avaliado por agentes do mercado (gerentes de banco, gestores públicos e privados, investidores e empresários); iii) Viabilizar a interação entre discentes e empreendedores, por meio da integração teoria e prática; iv) desenvolver a cultura empreendedora na comunidade acadêmica do CPNV; v) Alicerçar os pilares para a construção de um espaço permanente para reflexão sobre empreendedorismo e criação de novos negócios.

 


2019 – Pesquisa Integrada: desenvolvendo competências do administrador por meio da prática científica. Coordenador: Victor Fraile Sordi.

Resumo: O projeto de Ensino visa contribuir com o desenvolvimento e formação complementar dos acadêmicos de Administração através de atividades práticas que envolvam o planejamento, a execução e a análise de dados de uma pesquisa científica junto a comunidade de Naviraí. A pesquisa a ser planejada e executada, terá foco no FIB, o índice de Felicidade Interna Bruta. o FIB é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck. O FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual – sempre em harmonia com a Terra. Desta maneira, este estudo se justifica pela necessidade de ampliar e fortalecer a formação prevista pelo projeto pedagógico do curso de administração em seu conjunto de atividades e disciplinas. Além de fornecer aos alunos uma concepção mais abrangente de sua comunidade, do contexto da administração local, o projeto visa também desenvolver na prática competências científicas fundamentais para a plena formação do administrador.


2019 – Plano de Comunicação Integrada: práticas para a melhoria das organizações. Coordenadora: Jaiane Pereira Aparecida.

Resumo: O objetivo geral do presente projeto de ensino é alinhar os conhecimentos teóricos da comunicação empresarial com as atividades práticas voltadas à diagnosticar possibilidades de melhorias em organizações do município de Naviraí-MS. De forma específica, o projeto busca diagnosticar problemas práticos relacionados à comunicação empresarial nas organizações do município, principalmente entidades públicas e do terceiro setor; discutir com os acadêmicos o alinhamento da teoria com a práticas; e propor melhores práticas relacionadas à comunicação integrada nas organizações estudadas. Para tanto, será desenvolvido um trabalho de entrevista com os responsáveis das organizações e uma análise da comunicação utilizada, visando posterior proposta de melhoria para as organizações.